BAHIA
Salvador
Internacionalmente conhecida pelo Carnaval, a Bahia também tem pique para as festas do mês de junho. O Pelourinho e o Subúrbio Ferroviário se enfeitam e entram no clima para receber os locais e visitantes do mundo todo.

Amargosa
Situada no Vale do Jiquiriçá, a 250 km da capital baiana, a cidade de Amargosa respira o espírito junino. Há a montagem de uma cidade cenográfica especialmente voltada para as comemorações, além de shows de grandes personalidades e artistas locais.


Santo Antônio de Jesus

Integrante do polo econômico do Recôncavo Baiano, o município está localizado a 200 km de Salvador e recebe, em sua praça principal, shows de bandas consagradas do forró e do sertanejo.


CEARÁ

 

Maracanaú
A maior Festa Junina do Ceará acontece na Região Metropolitana de Fortaleza. Além da programação musical, a festa conta com uma cidade cenográfica, mantendo vivas as tradições da rica cultura nordestina.


MARANHÃO


São Luís

Trazendo tradições que surgiram no século XVIII e sobrevivem ao tempo, o Bumba-Meu-Boi começa no dia de São João (13/06) e termina no dia de São Marçal (30/06). O destaque dessa festança são os grupos folclóricos que se encontram pelas ruas da cidade e encantam a multidão com suas histórias, cores, danças e ritmos.


PARAÍBA


Campinha Grande

“A maior festa de São João do mundo”, como é chamada pelos próprios moradores, acontece anualmente no agreste da Paraíba e tem duração de um mês inteirinho dedicada a ela.

Acompanhe novidades do evento em: saojoaodecampina.com.br.


PERNAMBUCO


Caruaru

A Capital do Forró recebe uma das maiores Festas Juninas do País. São shows, quadrilhas animadas, desfiles, festival de comidas, bonecos temáticos, decoração típica e uma multidão apaixonada pelo arraiá, que dura vários dias em festa.
Saiba as novidades em caruarunosaojoao.com.br.


Petrolina

A pernambucana Petrolina, localizada às margens do Rio São Francisco, tem uma das melhores e mais conhecidas Festas Juninas do Nordeste.


PIAUÍ


Teresina

A cidade fica em polvorosa para receber o Cidade Junina e Encontro Nacional de Folguedos, evento que atrai cerca de 200 mil pessoas para os festejos locais. Há apresentações de grupos folclóricos, quadrilhas e comidas típicas.


RIO GRANDE DO NORTE


Mossoró

Uma das mais tradicionais Festas Juninas do Nordeste, o Mossoró Cidade Junina espera o ano todo para enfeitar a cidade e comemorar a alegria e as tradições regionais.

Conheça a festa em: www.mossorocidadejunina.com.br.


Assu

Um mês inteiro de festa encanta moradores e turistas da cidade que tem São João como padroeiro da cidade.


SERGIPE


Aracaju

Reunindo cerca de 1 milhão de pessoas anualmente em Aracaju, o Forró Caju celebra o São João ao melhor estilo, com shows e muita quadrilha.


AMAZONAS


Parintins

Caprichoso e Garantido disputam a atenção e as preferências do público, e levam ao delírio milhares de pessoas todos os anos no Festival Folclórico de Parintins. Nas ruas da Ilha de Tupinambara (atualmente chamada de Parinstins), desde 1914 a festa é uma explosão de cores, alegria, vida e história.


Manaus

A Festa Boi Manaus, uma espécie de “micareta do Boi-Bumbá”, movimenta a cidade a atrai visitantes do País inteiro. A musicalidade das toadas ganha forma e pulso ainda mais forte durante os dias de folia.


PARÁ


Belém

Música, cultura e tradições folclóricas embalam a corte e os foliões que vão atrás do Arraial da Pavulagem. Anualmente, o segundo domingo de junho é o dia escolhido para a saída do barco rumo à escadinha do cais na Praça Pedro Teixeira, transportando o Boi Pavulagem e o mastro de São João. O carimbó, o siriá e as toadas de boi são os ritmos que dão o tom da festa, resgatando a essência da cultura paraense.


São Caetano de Odivelas

Localizada a 104 km da capital paraense, São Caetano de Odivelas realiza todo ano uma espécie de “Carnaval Junino”, o Boi de Máscaras. Os Bois Tinga (Maracá, na Ilha de Marajó), Griffo (Boa Vista), Faceiro (Cachoeira), Resolvido (Santa Maria de Barreta) e Aê (Aê), além dos cabeções fazem parte da construção do folclore regional.


RONDÔNIA


Porto Velho

O espetáculo de lendas Arraial Índia Boi-Bumbá reúne histórias e detalhes da cultura rondoniense, influenciada pelas tradições indígenas e amazonenses, com elementos portugueses e africanos. A quadrilha é comandada pelo marcante, pessoa que conduz os movimentos e o ritmo da dança.


RIO DE JANEIRO


São João da Feira 

São 3 meses de programação dedicada ao tema Festa Junina em plena capital fluminense. O evento acontece na tradicional Feira de São Cristóvão.


Arraial Pérola da Guanabara 

O São João de Paquetá começa na Praça XV e parte em barcas para a Ilha de Paquetá.


Festa Junina Lauro Müller 

Uma das mais conhecidas festas entre Botafogo e Urca e uma das maiores e mais tradicionais na zona sul do Rio, conta com apresentação de quadrilhas, concursos de dança, bandas e barraquinhas de comidas típicas.



Não adianta fazer aquela dieta super-restritiva, impossível de seguir no dia a dia. O importante é comer proteínas, carboidratos, fibras e gorduras de forma balanceada, sem exagerar em nada. Cuide-se e lembre-se sempre de aproveitar as coisas boas da vida, seja um sentimento, um momento, comidas gostosas ou o que te faz verdadeiramente bem. E isso inclui sua saúde e bem-estar!



Página 1 de 212